Agricultura

Lei amplia percentual para aquisição de alimentos da agricultura familiar pelo Pnae

A partir de 1º de janeiro de 2026, o percentual mínimo destinado à aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, realizado pelos Municípios, passará de 30% para 45%. A medida foi publicada nesta quarta-feira, 1º de outubro, no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Lei 15.226/2025, que amplia a participação da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). 

A legislação teve origem no Projeto de Lei 2205/2022. Segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 2022, 1.586 Municípios não conseguiram cumprir o mínimo de 30%, principalmente devido a dificuldades enfrentadas pelos produtores na emissão de documentos fiscais, no atendimento à demanda municipal de alimentos e no cumprimento das normas higiênico-sanitárias.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta o esforço das administrações locais nessas aquisições, evidenciando o compromisso local com o fortalecimento da produção e da economia rural. Mesmo antes da nova obrigatoriedade legal, 2.619 Municípios já haviam superado a marca de 45% nas aquisições com recursos do FNDE para a compra junto à agricultura familiar.

Foto: Agência Senado

Da Agência CNM de Notícias

Mais em Agricultura


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Câmara Municipal de São Félix De Balsas

CâMARA MUNICIPAL DE SãO FéLIX DE BALSAS

Endereço: Praça Três Poderes, S/N \ Centro \ SÃO FÉLIX DE BALSAS - MA \ CEP: 65890000

Horário de atendimento: 08:00 às 13:00

Contato: (99)98469-8400

Qual o seu nível de satisfação com nosso site?

Prezado(a), esta avaliação sevirá para melhorar cada vez a experiência do site junto ao usuário. Os dados informados respeitará a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados.